A
seguir, apresentamos dois referenciais para que você balize o que sua
turma deve saber em relação à produção escrita ao final das séries
iniciais do Ensino Fundamental 1. As obras dialogam entre si, trazendo
expectativas semelhantes e/ou complementares.
Os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa estabelecem como
objetivos para a produção escrita ao final da 2ª série (atual 3º ano)
que os estudantes sejam capazes de:
- Produzir textos escritos
coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem,
começando a identificar o gênero e o suporte que melhor atendem à
intenção comunicativa;
- Considerar a necessidade das várias versões
que a produção do texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las
com ajuda do professor;
- Escrever textos dos gêneros previstos
para o ciclo, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com a
forma ortográfica. Os gêneros sugeridos para o trabalho com a linguagem
escrita são: receitas, instruções de uso, listas; textos impressos em
embalagens, rótulos, calendários; cartas, bilhetes, postais, cartões,
convites, diários; quadrinhos, textos de jornais, revistas, e
suplementos infantis; anúncios, slogans, cartazes e folhetos; parlendas,
canções, poemas, quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, piadas; contos
(de fadas, de assombração etc.), mitos e lendas populares, folhetos de
cordel, fábulas; textos teatrais; relatos históricos, textos de
enciclopédia, verbetes de dicionário e textos expositivos de diferentes
fontes.
Por sua vez, a proposta curricular da Província de
Buenos Aires, na Argentina, estabelece que, ao final do 2º ano, os
alunos das séries iniciais sejam progressivamente capazes de:
-
Tomar decisões sobre o gênero, o registro, o suporte, a informação que
ser incluída e a que será omitida, a ordem de apresentação das
informações, etc., de acordo com os propósitos e os destinatários do
texto;
- Planejar o texto antes e enquanto está escrevendo;
- Consultar outros materiais de leitura que colaborem para a elaboração do texto;
- Revisar a própria produção enquanto escreve, refazendo diversas
versões para elaborar um texto bem escrito e tomando decisões sobre a
apresentação final dele.
- Colaborar com a revisão dos textos dos colegas, mostrando diferentes pontos de vista sobre distintos aspectos do tema.
- Receber criticamente as sugestões dos colegas e decidir sobre a incorporação ou não na versão final do próprio texto.
NOVA ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário