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segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Projeto- atividade 3 do curso TICs

APRENDER BRINCANDO COM  TANGRAM 

OBJETIVO PEDAGÓGICO
Introduzir atividades que envolvam transformações geométricas planas, reconhecer diferentes figuras planas, bem como a semelhança de figuras e conceito de fração.
Permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, análise, desenho, escrita e construção.
Conhecer a origem do Tangram.


OBJETIVO DO TANGRAM
Utilizando todas as peças, construir figuras que representam objetos do dia a dia, formas que lembram animais. A identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas.  Se utilizado em terceiras e quartas séries pode envolver ainda noções de área e frações.

Atividade1
Assistir vídeo do youtub, a lenda do Tangram.

Atividade2
Criar figuras que representam objetos do dia-a-dia(livre)

Atividade 3
Classificar, as peças de acordo com tamanho, número de lados,  etc.

Atividade 4
Propor a produção de uma história coletiva com figuras montadas com as peças do Tangram. Na produção dessa história, as crianças devem pensar nos personagens, o lugar onde acontecem as situações, as ações dos personagens. Lembre as crianças que a história deve ter uma sequência lógica. As crianças sugerem ações que se passam no início da história, os conflitos enfrentados pelos personagens e a solução final.

Atividade 5
No laboratório de informática, acessar a página http://rachacuca.com.br/jogos/tangram e jogar o quebra-cabeça. (Tem dificuldades para todas as idades)

Poderão também criar figuras com o tangram, salvar numa pasta e depois produzir história em quadrinhos no programa hagaquê utilizando-se dos seus personagens.

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