Projeto- atividade 3 do curso TICs
APRENDER BRINCANDO COM TANGRAM
OBJETIVO PEDAGÓGICO
Introduzir atividades que
envolvam transformações geométricas planas, reconhecer diferentes figuras
planas, bem como a semelhança de figuras e conceito de fração.
Permite o desenvolvimento de
algumas habilidades tais como a visualização, análise, desenho, escrita e
construção.
Conhecer a origem do Tangram.
OBJETIVO DO TANGRAM
Utilizando todas as peças,
construir figuras que representam objetos do dia a dia, formas que lembram
animais. A identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de
formas geométricas planas, visualização e representação de figuras planas,
exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição
de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas. Se utilizado em terceiras e quartas séries
pode envolver ainda noções de área e frações.
Atividade1
Assistir vídeo do youtub, a lenda
do Tangram.
Atividade2
Criar figuras que representam
objetos do dia-a-dia(livre)
Atividade 3
Classificar, as peças de acordo
com tamanho, número de lados, etc.
Atividade 4
Propor
a produção de uma história coletiva com figuras montadas com as peças do
Tangram. Na produção dessa história, as crianças devem pensar nos personagens,
o lugar onde acontecem as situações, as ações dos personagens. Lembre as
crianças que a história deve ter uma sequência lógica. As crianças sugerem
ações que se passam no início da história, os conflitos enfrentados pelos
personagens e a solução final.
Atividade 5
No laboratório de informática,
acessar a página http://rachacuca.com.br/jogos/tangram
e jogar o quebra-cabeça. (Tem dificuldades para todas as idades)
Poderão também criar figuras com
o tangram, salvar numa pasta e depois produzir história em quadrinhos no
programa hagaquê utilizando-se dos seus personagens.
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